Estudar nunca é demais!

Arquivo do blog

MINIATURAS

As miniaturas são usadas como efeitos especiais em filmes a muito tempo. Talvez tenha começado junto com o próprio cinema. São réplicas de veículos, cenários e objetos muito grandes que devem ser feitos em tamanho bem menor com uma qualidade o mais fiel possível, a ponto de você ver um filme onde tenha um trem e diga: Olha, é um trem!, mas na verdade é uma miniatura do trem que pode ser feita de vários materiais tais como madeira, plástico, rezina, fibra, papelão, etc. O importante é dar a ideia real da cena.
Todas as miniaturas são feitas em tamanho reduzido, geralmente para reduzir o valor do empreendimento, resolver problemas de cena e de segurança. Você já pensou qual seria o custo de se afundar o Titanic? E o trabalho que se teria para isso? Será que ao afundarmos um Titanic pessoas correriam risco de morte? As miniaturas são a solução ideal. Na verdade são a única solução para todas essas perguntas.
As miniaturas são produzidas com um conceito muito conhecido que é o da escala. A escala determina a relação do tamanho da miniatura com o objeto real ou imaginário. Por exemplo, se queremos um carro dez vezes menor que um carro original, então queremos fazer uma miniatura com escala 1:10. A escolha da escala é muito importante e deve-se escolher o tamanho apropriado para que a cena seja bastante realista. Se alguém diz: Aquele prédio é uma miniatura, alguma coisa está errada com o prédio. Pode ser o acabamento final, a posição da câmera, mas com certeza é devido a má escolha da escala ideal. Uma regra segura é usar escalas de 1:4, principalmente de estiverem envolvidos fogo, água ou fumaça, pois esses elementos dão um melhor resultado com escalas maiores.
Na verdade a escala das miniaturas depende muito de alguns fatores importantes:
1---Os elementos envolvidos na cena.
2---Que ação esses elementos vão fazer.
3---Que ação existe ao redor desses elementos.
Quando se vai construir uma miniatura para efeitos de cinema deve-se levar esses fatores em consideração.
Não deixe de dar sua opinião sobre o post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça comentários relacionados ao Post. Não use palavras impróprias.

Faça uma doação para a CACEMA Motion Picture

Top comentários